Entrevista Talkfest'14

O Talkest'14 está a chegar e o Festivaisverao.com conversou com Ricardo Bramão, director do evento, e Tiago Fortuna, gabinete de imprensa.

O Talkfest'14 vai-se realizar nos dias 13, 14 e 15 de Março, em Lisboa. Podes consultar a programação completa aqui


 

Como surgiu o Talkfest?

O Talkfest surgiu no seguimento da paixão e interesse enorme dos três fundadores do Talkfest sobre festivais de música. Estes vão aos festivais e gostam de olhar para tudo o que acontece com atenção e um sentido critico, chegando à conclusão que à semelhança de outras áreas, como a publicidade, comunicação, ou outros campos da ciência, os festivais de música, sendo o sucesso que são nos dias que correm, não tinham um espaço onde os intervenientes da indústria (e.g. promotores, artistas, agentes) se juntassem para discutir o futuro e o que se passa no presente. Acreditaram então que fazia sentido criar este espaço e assim nasceu o Talkfest.

 

Até ao momento, o Talkfest tem crescido a cada ano. Consideram que o nível de exigência tem aumentado quer do público quer da organização?

Sim, sem dúvida, de ambas as partes. Como organização, notamos que o público quer mais, tem uma grande sede por saber mais, quer sugerir e quer discutir. Foi desta forma que este ano criamos o International Day – em que vamos debater os festivais com oradores internacionais – mas também três novas vertentes que são os Documentários (com estreias absolutas em Portugal de documentários como o de Glastonbury ou Festival Au Desert), as PRO – Apresentações Profissionais (que vão receber alguns festivais de verão) e os Seminários (onde teremos Ana Bacalhau e Pedro Silva Martins que nos vão falar sobre a importância da palavra e o “guru”do marketing, Luís Rasquilha), acreditamos que todas elas têm muito para oferecer e que fazem sentido sendo parte deste crescimento natural por parte do Talkfest em si e do público que pretende saber mais.

Qual o grande desejo para o Talkfest?

O grande desejo para o Talkfest é conseguir fazer do evento um espaço produtivo, esclarecedor, enriquecedor. Foi neste seguimento que criámos em parceria com o ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão), o curso Music Festivals Management assim como foi desenvolvido o estudo do perfil do festivaleiro em Portugal que será apresentado no Talkfest’14. Queremos proporcionar uma experiência rica, dinâmica e também de entretenimento, com música ao vivo para além do debate sobre ela e daí termos anualmente os concertos que este ano contam com DJ Ride, Octa Push, Los Waves e Brass Wires Orchestra.

 

Como é feita a angariação de público para este evento tão único?

A angariação de público para o Talkfest é feita como nos outros eventos, procuramos os interessados e assim envolvê-los. Neste caso, nos festivais de música, em pensá-los. Trata-se também de um intenso trabalho que se concentra na programação e na sua dinâmica, o que temos para oferecer ao público é uma peça fundamental na equação, é aquilo que vai acontecer e o que “angaria” o público. Um ano de comunicação ao público e 3 dias de discussão, é assim o Talkfest.

 

Existe um esforço da organização em trazer a Portugal nomes internacionais, isso implica que poderemos aprender mais com os festivais que se realizam no estrangeiro?

Sim, internacionalizar o Talkfest é um dos grandes objetivos do Talkfest’14, existe muito para conversar numa perspetiva europeia e por isso nos pareceu tão importante este ano conseguir fazer do Talkfest um evento mais internacional e, por isso, teremos no International Day seis oradores que vão ser fundamentais vindos do Reino Unido, Sérvia e Alemanha, tais como Martin Elbourne (booker do Glastonbury e eleito como a 77ª personalidade mais influente da indústria) ou Ivan Milovijej (diretor do EXIT Festival) chegam ao Talkfest num momento em que os festivais de música em Portugal estão a conseguir fazer-se notar internacionalmente - cada vez temos uma maior afluência de publico estrangeiro, e isso deve-se a boas estratégias feitas pelos principais festivais em Portugal.

É importante perceber que o Talkfest internacionaliza-se mas o enfoque é produzir soluções e optimizar-se recursos em Portugal, achamos que só com esta partilha conseguimos.

 

Existirá a possibilidade do Talkfest atravessar a fronteira brevemente?

Existe, não sabemos quando será possível, mas existe! Depois do Talkfest’14 vamos anunciar novidades que complementam o evento, o curso e as edições especiais já realizadas.


 


O Festivaisverao.com agradece também a Andreia Peixoto e Marta Azevedo, elementos da equipa do Talkfest'14.

 

 

Próximos Eventos

Upa!