À conversa com a organização do Fusing Culture Experience

À conversa com a organização do Fusing Culture Experience Imagem 1

Estivemos à conversa com a organização do Fusing Culture Experience que este ano apresenta e até ao momento um cartaz de excelência musical - [o elogio ao cartaz, não se deve ao facto de nos terem oferecido o café], é mesmo verdade e podem constatar isso:

Paus, For Pete Sake, First Breath After Coma, Dead Combo, Capicua, You Can't Win, Charlie Brown, Octa Push, The Legendary Tigerman, Capitão Fausto, Norton, Primitive Reason, Sensible Soccers, Cícero, Noiserv, Fachada, Orlando Santos, For Pete Sake, Sequin, Velha Mecânica, When The Angels Breathe, Miura e Nice Weather for Ducks, são apenas os confirmados a nível músical - se por si só, isto já é bom, agora misturem uma pitade de Arte, de Desporto e de Gastronomia.

Fizemos algumas perguntas à organização (Carlos Martins) e eis as suas respostas:


MM: O Fusing contou em 2013 com a sua 1º edição. Era uma ideia e um conceito de festival que já estava a ser planeado há bastante tempo? Tiveram alguns obstáculos para iniciar este projecto?

CM: A 1ª edição do FUSING começou a ser pensada e planeada em Setembro de 2012. Foi nessa altura que começámos a definir o conceito do evento e a estabelecer os primeiros contactos. O esboço inicial do FUSING não tinha nada a ver com aquilo que ele é atualmente, nem ao nível de abrangência, nem ao nível do espaço físico onde se realiza. Os primeiros contactos foram, obviamente, um dos maiores obstáculos que enfrentámos, uma vez que estávamos a apresentar um conceito inovador e sem histórico. Felizmente tivemos o apoio de várias pessoas e entidades que nos permitiram posicionar enquanto um evento de referência e único.

MM: Que pontos menos bons da 1º edição (se é que existiram) pretendem melhorar neste 2º ano do festival ? (Ou que novidades apresentam este ano, comparativamente à edição anterior).

CM: O balanço que fazemos da 1ª edição do FUSING é bastante positivo. Tivemos 4 dias únicos por onde passaram cerca de 20.000 pessoas e alguns dos melhores artistas da atualidade. Um dos pontos menos feliz foi o recinto. O espaço foi, praticamente, inaugurado pelo FUSING sendo que tivemos pouco tempo de manobra para lhe dar o ambiente que pretendíamos. Essa está a ser, sem dúvida, uma das grandes preocupações para a edição deste ano, uma vez que temos um recinto magnifico com vista para o rio/mar e que até uma praia tem. Na edição do FUSING 2014 vamos ter bastantes novidades não só ao nível de programação mas também através da criação de dois novos espaços que iremos apresentar brevemente: o Cooking Lounge Pingo Doce e a Surf Village.

MM: Acreditam que o Fusing em 2022 irá celebrar a sua 10 edição?

CM: Plenamente. O FUSING foi pensado numa lógica de crescimento e continuidade. Que em 2062 o FUSING esteja a celebrar 50 anos, com muita alegria e sempre com o espírito jovem e inovador que o caracteriza.

MM: Tiveram menos dificuldade para convencer as bandas para actuarem no festival por ser já a 2º edição, do que aconteceu no ano passado, que foi a estreia de um novo conceito?

CM: Em 2013 não sentimos muito essa dificuldade. Obviamente que um histórico dá mais confiança às bandas, no entanto contamos com uma equipa técnica experiente e capaz que transmite às bandas e aos agentes a capacidade do FUSING em oferecer o máximo de condições para atuações únicas e marcantes.

MM: Aproveitando a temática do nosso site / Festivais de Verão / e para terminar, querem aproveitar para fazer um convite aos festivaleiros com o que podem encontrar deslocando-se à Figueira da Foz de 14 a 16 de Agosto?

CM: De 14 a 16 de Agosto queremos ver todos na Figueira da Foz. O sol que se tem sentido nos últimos dias é o reflexo daquilo que se vai viver durante os 3 dias do FUSING. Ainda hoje nos chegam emails de pessoas que viveram esta experiência em 2013 e é realmente esse sentimento que queremos que cada vez mais Portugueses e Estrangeiros vivam. Em tom de brincadeira costumamos dizer “Já foste a todos os festivais de verão. Agora está na altura de experimentar o FUSING”.


Fica o convite para visitarem o Fusing Culture Experience que se realizará de 14 a 16 de Agosto na Figueira da Foz. Os passes podem ser adquiridos aqui


Próximos Eventos

Upa!