Reportagem HIM no Porto
No sábado (17), o Hard Club pintou-se de negro para receber os HIM. A banda Finlandesa voltou aos palcos portugueses depois de mais de uma década de ausência, num concerto que faz parte da tour que simultaneamente celebra os 20 anos de “Greatest Lovesongs, Vol. 666” e serve como capítulo final da sua carreira.
Em março, a banda de Ville Valo anunciou através do seu Facebook que tinha “completado o padrão, resolvido o puzzle e virado a chave”, sendo agora “necessário dizer adeus para criar espaço para novas visões, aromas e sons ainda por explorar”. Para isso, organizaram uma tour de despedida que passará ao todo por 14 países, num total de 35 concertos.
O concerto começou de rompante com “Buried Alive by Love”, um tema retirado do álbum que os apresentou a um público mais abrangente no distante ano de 2003 – Love Metal. Numa rápida sucessão, ouviram-se também “Heartache Every Moment”, “Your Sweet 666” e “Resurrection”, estabelecendo claramente que era um concerto que se focaria na nostalgia dos clássicos - compreensível, uma vez que o seu último álbum já data de abril de 2013 e que é uma tour de despedida. Esta nostalgia, no entanto, não se sobrepunha à capacidade dos membros da banda. Logo desde o início, a guitarra de Linde foi capaz de captar a atenção do público, pecando um pouco por estar abaixo do desejável na mistura, bem como o alcance vocal de Ville Valo, que se esconde em muitas das suas músicas, mas quando aparece fá-lo na altura certa. A epítome disso mesmo é a sua interpretação de “Wicked Game”, tema originalmente interpretado por Chris Isaak, que aparece a meio do set e é recebido pelo público de braços abertos, que canta a música em uníssono.
É com “Wicked Game” que se vê, de forma ainda mais clara que até então, a quantidade de ecrãs à frente de cada um. Por volta de um terço da sala está por esta altura com os telemóveis à sua frente a gravar aquela que pode ser a última oportunidade de ouvir a versão dos HIM ao vivo, alguns aproveitam ainda a oportunidade para tirar uma selfie. Para um público com uma média de idades acima dos 30 anos, facilmente explicado pelos 26 anos de carreira, não deixa de ser curioso ver que a utilização dos smartphones nos concertos não é já uma questão de gerações, mas uma ocorrência recorrente nos concertos e festivais. O público ocupava todo o espaço da sala 2 do Hard Club e nesta altura do ano começa a ser complicado estar muito tempo numa sala fechada com cerca de 1000 pessoas (a lotação máxima), tornando-se por vezes desconfortável por causa do calor.
Voltando à música propriamente dita, a banda natural de Helsínquia não traz muito para a mesa no que diz respeito a energia. Os seus membros mantêm-se mais ou menos no seu local durante todo o concerto, com uma interação com o público reduzida. No entanto, o que falta em energia são capazes de compensar em competência, parecendo por vezes quase estar a ouvir a versão de estúdio – mais uma vez, de frisar a importância do vocalista Ville para isto, porque parece por vezes impossível atingir as notas que atinge.
A reta final do concerto foi ainda mais focada nos maiores êxitos da banda com “Join Me in Death”, “In Joy and Sorrow”, “Right Here in My Arms” e “The Funeral of Hearts”, mostrando reverência a Razorblade Romance, que, aliás, dominou o alinhamento.
O público sabia que ainda faltavam ainda demasiados temas centrais e por isso esperou ansiosamente pelo encore que chegou sob a forma de “Soul on Fire”, “Pretending” e “When Love and Death Embrace”. Depois disto, silêncio durante alguns segundos, enquanto o público pensa se terá mesmo acabado. A resposta chega poucos minutos depois sob a forma de “Rebel Yell”, originalmente interpretado por Billy Idol, que leva o público ao êxtase.
No fim, fica a dúvida se este terá sido mesmo um adeus ou um até já disfarçado, como tanto se vê hoje em dia na indústria musical. Fica, por outro lado, a certeza da importância dos HIM para o género gótico e para o desenvolvimento de várias culturas não tão centrais no Universo do Metal.
- Organização:Prime Artists & Pev Entertainment
- terça-feira, 23 abril 2024