O Hard Club reabre em Novembro no Mercado Ferreira Borges com ligação à marca Porto. Os primeiros passos para o regresso são dados na Internet onde o centro de animação cultural possui as portas franqueadas aos novos talentos.
Após três anos de ausência desde o encerramento em 2006 na marginal de Gaia, o Hard Club virtual já está aberto. Levantou-se, há duas semanas, a cortina do palco negro na Net onde os "amigos da casa" Moonspell tocam para mostrar o novo projecto com apelo à participação. Embora se mantenha fiel à origem em Gaia sendo a música a força motriz, abraçará novas valências através da programação para as crianças, as famílias e os turistas. A localização no Centro Histórico, classificado pela UNESCO, não é só uma morada. É uma oportunidade de juntar-se aos operadores turísticos na promoção do Porto e da região do Douro como centro de acolhimento aos visitantes.
"Queremos promover a cidade, aproveitando, ao máximo, a ligação ao Centro Histórico. Estamos a trabalhar com a Universidade Católica e a Escola Superior Artística do Porto, pois serão os alunos a fazerem os filmes promocionais da cidade que serão exibidos no mercado", sublinha Paulo Ponte, responsável de comunicação do Hard Club. Os estudantes foram desafiados a filmarem a Zona Histórica e o amanhecer na Invicta. Aos universitários da Católica, foi concedida maior liberdade: "Podem filmar qualquer aspecto da cidade. Estamos muito curiosos para ver os filmes dos estudantes", continua. Os melhores serão mostrados no Hard Club, em especial no Verão.
As raízes nacionais estarão presentes na restauração (menu do restaurante e prova de vinhos) e na programação, privilegiando-se, por exemplo, exposições sobre a região do Norte a trabalhos que abracem outras temáticas. Ainda assim, pretende-se que o centro de animação cultural possa oferecer um pouco de tudo. Mas a "música será o pilar central do Hard Club", salienta Paulo Ponte, tal como sucedeu em Gaia por onde passaram mais de cinco mil artistas, oriundos de 34 países.
O novo site na Internet surge como uma ferramenta fundamental para o programador colher as impressões e os desejos dos futuros clientes do Hard Club. A requalificação do mercado municipal em centro de animação cultural, projectada pelo arquitecto Francisco Aires Mateus, começará no próximo mês.
"Na Internet, o Hard Club já está aberto 24 horas por dia", sustenta. Os utilizadores são convidados a registarem-se no site e a participarem na sua construção, desde a troca de mensagens e a conversação no chat em tempo real até a usarem a página como montra dos seus trabalhos artísticos (música, teatro, cinema e exposições). Existem, também, links para a história do Mercado Ferreira Borges e para o projecto de Francisco Aires Mateus.
"A B1HC é a rubrica que pretendemos ver crescer. É o espaço no site onde as pessoas podem participar", especifica o porta-voz do Hard Club. Os utilizadores poderão inserir o nome da banda que gostariam de ver actuar no futuro palco. "Se houver 500 pessoas que querem ver uma banda, tentaremos trazê-la. Muitos dos nomes introduzidos no site já passaram pelo Hard Club em Gaia. Serve para as pessoas se expressarem e será essencial para a produção ficar a conhecer o que mais interessa aos clientes", explica.
Outra preocupação do centro de animação cultural será dar o primeiro palco a grupos musicais desconhecidos. A iniciativa "Uma Banda, Um euro" tem esses protagonistas como destinatários.E, neste caso, a Internet pode ser a porta de entrada no Ferreira Borges. "Os artistas podem colocar as suas músicas. Não há hipótese dos utilizadores do site fazerem o download das músicas, mas podem ouvi-las", atenta Paulo Ponte. Se agradarem, as bandas actuarão no renovado Hard Club