North Music Festival 2021

North Music Festival 2021 Imagem 1
Classificação média
6 votos
  quinta-feira, 30 setembro 2021
  sexta-feira, 01 outubro 2021
  sábado, 02 outubro 2021
 Festival Adiado/Cancelado
  Sem Campismo
  Alfândega do Porto
  Porto
  Passe: 90 Euros
  Bilhete Diário: 50 Euros

Festival Adiado *

30 de Setembro1 de Outubro2 de Outubro
23h55Ornatos Violeta23h55 One Republic23h55 The Script
22h00Linda Martini22h20David Fonseca 22h00The Waterboys
20h30ZEN20h40 Capicua20h10 GNR 
19h00PAUS19h30Domingues 19h00Keep Razors Sharp
18h00Paraguaii18h30 T-Rex18h00Cassete Pirata 
01h30 Pedro da Linha01h30Throes + The Shine 01h30 Moullinex & Xinobi

*

Comunicado North Music Festival

O North Music Festival vem por este meio comunicar que:

• Devido à ausência de um parecer concreto e final da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a realização da 4ª edição do North Music Festival, e estando apenas a uma semana do arranque do evento, a organização do North Music Festival vê-se obrigada a adiar, uma vez mais, a realização do Festival previsto para os dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro.

• A organização do Festival vê-se completamente impossibilitada de dar início ao calendário de montagens que começariam precisamente durante o dia de hoje, 22 de setembro, plano hipotecado pelo facto de existirem, ainda, licenciamentos pendentes do parecer final da DGS.

• Apesar de todos os esforços efetuados e contactos estabelecidos no sentido de desbloquear esta situação, de manter a realização do Festival e de proporcionar um evento seguro para o público, chegamos a um momento em que se torna humana e logisticamente impossível adiar as montagens efetivas do evento. Apesar de todos os esforços encetados e de o NMF contar, desde o primeiro dia, com consultoria de uma entidade privada de saúde, com uma unidade de medicina populacional e de saúde pública para a criação de um plano de contingência – mantendo contacto permanente com a DGS –, as respostas acabaram por não chegar atempadamente.

• Acrescente-se que, apesar da inexistência de um parecer final concreto e específico à data de hoje, foi já exigido pela DGS – e para que o evento acontecesse nos moldes em que o conhecemos e nos quais faz sentido acontecer, ou seja, com plateia em pé – que todo o público realizasse teste à Covid-19, mesmo todos aqueles que têm já Certificado Digital Covid. Assim, um detentor de passe de três dias, mesmo com Certificado Digital válido, seria obrigado a efetuar teste nos três dias de festival, ou seja, um teste por dia.

• Apesar de Portugal ser, atualmente, um exemplo na Europa, registando uma taxa de vacinação muito acima da média – próxima dos 85 por cento –, e do empenho de todos os portugueses com vista a uma nova normalidade, temos, agora, uma prova clara de que o Certificado Digital de Vacinação, e a respetiva vacinação completa, não representa uma mais-valia concreta, nomeadamente no acesso a grandes eventos culturais e musicais.

• Tendo em conta estas condicionantes, é inviável avançar com a realização do festival nos moldes exigidos pela DGS. Não é razoável exigir ao público que já possui Certificado Digital que, além do valor pago pelo bilhete, tenha que se submeter e assegurar o pagamento de um teste à entrada do recinto, dado que até o teste antigénio realizado nas farmácias se tornou pago para quem tem já o Certificado Digital.

• Neste momento, não nos é possível avançar com uma data para a realização do Festival. Este anúncio ficará suspenso e dependente das orientações e deliberações da DGS e do Governo relativamente às novas regras a seguir na realização de grandes eventos culturais, como é o caso dos festivais. Para os detentores de bilhetes, serão anunciadas, em breve, todas as informações referentes ao reembolso e trocas de bilhetes nos canais de comunicação oficiais do North Music Festival.

• A organização do North Music Festival não pode deixar de agradecer o apoio de todos os patrocinadores, parceiros, fornecedores, toda a colaboração da Câmara Municipal do Porto e da Alfândega do Porto e, principalmente, a todo o público que mostrou vontade de fazer parte desta retoma e deste regresso à nova normalidade. Apesar do sentimento de impotência, a organização do NMF manterá o foco na construção de uma edição de regresso verdadeiramente única. É isso que o público do NMF merece e será para isso que trabalharemos. Todos os dias. Obrigado!

Direção do North Music Festival
22 de setembro de 2021


Upa!