http://www.festivaisverao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/930375Slide_Kurt_Vile_MILH__ES_DE_FESTA.jpglink
http://www.festivaisverao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/972945Slide_ILIKETRAINS_PAREDES_DE_COURA___Copy.jpglink
http://www.festivaisverao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/975420Slide_Ornatos_Violeta.jpglink
http://www.festivaisverao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/503062Slide_Incubus_SUPER_BOCK_SUPER_ROCK.jpglink
http://www.festivaisverao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/440900Slide_The_Kooks_ALIVE.jpglink
0 1 2 3 4
  • Publicidade
  • Facebook
  • Tweets

Início / Reportagens Festivais / Reportagem Barbara Hendricks @ Oeiras Sounds ' 09

Reportagem Barbara Hendricks @ Oeiras Sounds ' 09

Review Barbara Hendricks - Oeiras Sounds - Fotos

Dia 8 de Julho, arrancou o Oeiras Sounds’09, produzida pela Everything is New, no jardim do Palácio do Marquês de Pombal, festival que decorrerá ao longo do mês de Julho e que contará com mais quatro noites de géneros musicais diferentes e apelando aos sentimentos e ao amor pela boa música.

Nesta primeira noite fomos honrados com a presença da soprano norte-americana Barbara Hendricks, acompanhada por Marcus Lindgren Quartet, uma formação de jazz sueca constituída por: Marcus Lindgren (saxofone e clarinete), Mathias Algotsson (piano), Fredrik Jonsson (contra baixo) e Jonas Holgersson (bateria).

Barbara Hendricks  é mais conhecida pelo canto lírico, tendo-se iniciado no jazz em 1994. Desde então tem participado nos mais conceituados festivais deste género musical. No ano passado gravou o álbum “Barbara sings the blues” com o Marcus Lindgren Quartet, álbum que dá nome a este espectáculo e que nos brinca com grandes clássicos do jazz como músicas cantadas por referências como Billie Holiday, Bessie Smith e Duke Ellington e que neste álbum ganham nova vida na voz de Barbara.

Perante um recinto extremamente bem constituído ouviram-se as primeiras notas vindas do saxofone. De seguida entrou o restante quarteto e fomos brindados com “The lion” uma música de um álbum de 2004 do quarteto. No final da música Marcus Lindgren falou em português e apresentou a grande Barbara Hendricks.

A cantora começou o concerto a mostrar o poder da sua voz mesmo estando a cantar blues. Músicas como “Trouble in mind”, “Don´t explain” e “God bless the child” fizeram parte do que se pode considerar uma parte mais lírica do concerto.

No seguimento, a cantora sai do palco, deixando-nos mais uma vez apenas com o quarteto que interpreta “Jungle dance”, uma música bastante animada, com inspiração nos ritmos brasileiros. O último álbum do quarteto foi gravado no Brasil, e tal como dizem, o blues está em todos os estilos de música, portanto podem mistura-lo com diferentes ritmos e inspirações.

Esta música apresentou a segunda parte do concerto. A partir daqui Barbara cantou num registo muito mais blues, com frequências mais graves e mais expressivo.

Ao longo de todo o concerto, o público pode-se deliciar com muitos solos dos vários elementos do quarteto que mostraram assim os excelentes músicos que estavam em palco. A conhecida música “Oh Lord I’m on my way”, num arranjo muito bem conseguido por este quarteto, foi a escolhida para terminar o concerto. Depois de muitas palmas, Barbara deliciou-nos com mais uma música e despediu-se por fim.

Em resumo foi um espectáculo muito bom, com músicos brilhantes, tecnicamente irrepreensíveis, com a excelente voz de Barbara Hendricks, que nos fez voar nas mais bonitas composições e sorrir por ter a oportunidade de ver concertos assim.

O Oeiras Sounds’09 vai contar ainda com as actuações de Mariza dia 14 de Julho, SMV (Stanley Clarke, Marcus Miller e Victor Wooten) dia 24 de Julho e Melody Gardot dia 27 de Julho.

Barbara HendricksBarbara HendricksBarbara HendricksBarbara HendricksBarbara HendricksBarbara Hendricks
Texto: Cátia Caetano
Foto: Ana Coelho

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Procura